Para se libertar das dívidas e ter uma vida melhor o passo mais importante é mudar os hábitos financeiros e adquirir novos comportamentos em relação ao dinheiro.
Milhares e milhares de pessoas em todo o mundo sofrem com dívidas e nunca conseguem se livrar totalmente delas, vivendo uma vida inteira de preocupações, problemas, brigas, privações e até mesmo passando por necessidades.
O consumismo tomou conta do mundo e se tonou mais difícil a busca por equilíbrio e liberdade financeira. Nesse artigo falarei como sair das dívidas e ter uma vida melhor.
Como sair das dívidas
Sair das dívidas não é tarefa fácil! A boa notícia é que é totalmente possível quitar todas elas e voltar a ter uma vida financeira mais equilibrada, folgada e feliz. Certamente esses passos te ajudarão a montar um planejamento e quitar todas suas dívidas.
Eu já fui uma pessoa endividada, descontrolada e péssima na administração das minhas finanças pessoais. Abaixo falarei alguns passos que te ajudarão a contornar positivamente essa situação em que está.
Como sair das dívidas e ter uma vida melhor
1. Reconhecer o problema
Se não você não reconhece que está no fundo do poço e que precisa de ajuda para dar um jeito na sua vida financeira, é impossível sair dessa situação.
Se não reconhece que está gastando demais, se endividando demais, como vai parar com isso? Seja humilde e reconheça que errou na administração das finanças e que precisa melhorar. Esse é o primeiro passo!
2. Anote todos as contas à pagar
A gente pensa que sabe tudo o que gasta ou tudo o que deve, mas é engano nosso. O buraco sempre é mais embaixo quando anotamos tudo e colocamos os “pingos nos IS”.
Crie uma planilha simples de excel ou anote tudo em uma folha de papel. Depois disso saberá claramente tudo o que está devendo e poderá começar a traçar os passos para sair das dívidas.
3. Faça um controle financeiro
Me arrisco a dizer que você nunca fez um controle financeiro, já que está nessa situação. Pois bem, o controle financeiro te ajudará muito a entender os caminhos que seu dinheiro/salário percorre no mês.
Anote todos os gastos do mês, aluguel, alimentação, transporte, saídas, as contas que paga mensalmente, energia, internet, água, TVs por assinatura e etc… Com o controle financeiro na ponta do lápis, teremos uma ferramenta para começa a trilhar os próximos passos.
4. Corte gastos
Após o controle financeiro, vai ver que poderá cortar mais nas saídas, pagar menos energia, ter apenas uma TV por assinatura, diminuir o padrão de vida, mudar para uma casa/apartamento menor e etc.
Enxugue ao máximo os seus gastos, precisará fazer isso para voltar a ter uma vida melhor e mais feliz no futuro. Quanto mais demorar para tomar essa decisão de cortar gastos, mais demorará na situação em que está.
5. Pare de pagar suas contas
É isso mesmo! Grandes especialistas de finanças sugerem essa estratégia. É simples, basta apenas parar de pagar suas contas atrasadas, seus cartões, empréstimos, cheque especial, dentre outras contas.
O dinheiro que usava para pagar parcela de empréstimo, parcelas de cartões e demais dívidas, vai guardando numa conta digital e remunerada, logo precisará dessa grana.
Após 1 ano as empresas começarão a te ligar, oferecendo desconto para quitar as dívidas a vista e com 70%, 80%, 90% de desconto. Nessa hora você pega o dinheiro que guardou e começa a quitar tudo.
6. Pare de usar o cartão de crédito
Já que estamos tentando resolver a situação do endividamento, pra sair do buraco precisamos parar de cavar, então nada de usar cartão de crédito. Dê um jeito de comprar tudo a vista.
7. Venda coisas que não precisa
Faça uma geral na sua casa, pegue todas as coisas que não usa mais ou que não precisa e venda. A grana arrecadada você destinará para conta digital e remunerada (a conta que juntará o dinheiro para quitar as dívidas).
8. Venda seu carro
Hoje em dia ter um carro é muito caro e são gastos que não vemos com clareza, mas quem tem sabe do que estou falando. Se seu orçamento está apertado, não usa o carro como necessidade de trabalho, passe para frente e venda (eu já precisei fazer isso) é péssimo, mas é necessário.
Lembre-se: para sair do buraco, primeiro temos que parar de cavar.
9. Pare de se comparar com os outros
“Fulano tem carro, casa própria, isso e aquilo… o que vão pensar se eu vender meu carro”. Pare de se comparar com eles e cuide da sua saúde financeira. Faça o que tem que fazer, saia dessa situação e cuide de sair das dívidas e ter uma vida melhor e mais equilibrada.
10. Ganhe mais
Esse é um dos passos mais importantes! Ganhar mais te ajudará a sair dessa situação muito mais rápido. Combinar esse 10° passo com todos os outros vai adiantar seu progresso de quitar todas as dívidas e caminhar rumo a liberdade financeira.
Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma hoje!