5 coisas que eu parei de comprar e por quê

Muitos objetivos mudam, passamos a priorizar coisas diferentes ao longo da vida. Consumir de forma mais consciente tem sido um desafio e uma necessidade na atualidade.

O modo de consumir das pessoas passa por uma transformação e particularmente já não compro mais coisas que antes achava necessário ter, como por exemplo, só compro uma peça de roupa quando realmente preciso e não apenas por achar bonita.

O minimalismo tem essa proposta de nos fazer refletir sobre os excessos que consumimos no dia a dia, e como estar mais focado no que realmente é necessário.

A necessidade de desperdiçar menos

Talvez você não tenha parado para pensar, mas se parar, irá perceber o quanto desperdiçamos ao longo da vida. Seja comprando muito ou ainda ocupando grande parte do nosso tempo com redes sociais, consumindo uma enxurrada de informações. 

Consumir se tornou algo muitas vezes para preencher vazios, ocupar espaços emocionais. O que momentaneamente pode funcionar, mas certamente não resolve os seus problemas reais.

Quando se entende o verdadeiro sentido de estar feliz, ter tempo para conversar com amigos, namorar, estar em contato com a natureza, contemplar o simples, a vida faz muito mais sentido.

Com esse pensamento de viver mais leve, passei também a comprar menos e eliminar do meu carrinho aquilo que apenas desejo, mas de fato não preciso. É isso que vou apresentar neste artigo, as coisas que eu parei de comprar e por quê.

5 coisas que eu parei de comprar e por quê

1. Roupas da moda

Com certeza, roupa que está na moda é um dos itens que eu não compro mais. Antes, quando tinha alguma festa eu logo corria para uma loja em busca da roupa ideal para aquele momento, o sapato que iria combinar.

Agindo dessa forma eu comprava coisas que logo não iria mais precisar, afinal quando tivesse outra festa aquele ‘look’ não serviria mais.

Meu estilo hoje prioriza o conforto e a praticidade, passei a comprar roupas que podem ser usadas em diversas ocasiões e que me façam sentir bem.

2. Produtos de baixa qualidade

Certa vez comprei um tênis que achei bonito, ele era branco e ficou lindo no meu pé, além de combinar com várias roupas. No entanto, com pouco tempo de uso ele ficou amarelado e com aspecto de velho, mesmo sendo novo.

Então eu comprei outro parecido e aconteceu o mesmo, foi aí que me dei conta que era necessário comprar algo não somente por ser bonito, mas também pela qualidade e assim durar muito mais.

O mesmo aconteceu com um suporte de celular, comprei um mais barato que encontrei e logo ele danificou e não servia mais. Hoje, a prioridade no momento de escolher algo é a qualidade do produto que mais importa.

3. Variedades de maquiagem

Há mais ou menos dois anos decidi usar maquiagem, contatei uma consultora e ela prontamente me mostrou tudo que as pessoas estavam usando. Eram produtos desde a pré-maquiagem até a remoção da mesma.

Como entendia pouco e estava disposta a aprender mais, acabei comprando todos os produtos que ela me indicou. Não durou muito, percebi que eu não precisava de todos aqueles cosméticos e utensílios.

Hoje faço uso diário apenas de um bom hidratante e um protetor solar receitados por uma dermatologista. Faço o básico e me sinto bem com isso.

4. Relógio de pulso e acessórios

Para mim, o relógio de pulso não faz mais sentido, pois sempre que desejo verificar a hora recorro ao celular. Eu tinha relógio e até gostava, mas percebi que não precisava mais, me deixou de ser útil.

Assim como acessórios diversos, brincos, pulseiras, colares. São coisas que eu percebi que não preciso e o mais importante é que continuo me sentindo bem adotando um visual mais simples.

5. Garrafas de água descartável

Algo que evito ao máximo de consumir é garrafa de água descartável. Muito melhor ter sua garrafa reutilizável, evitar estar fazendo descarte no meio ambiente e depois que adotei a reutilizável aumentei meus hábitos de sempre estar tomando água.

Foi um ponto bastante positivo também para minha saúde. Afinal, a garrafinha sempre está ao meu lado para lembrar que preciso me hidratar.

Com mudanças simples é possível construir hábitos financeiros mais saudáveis, economizar, focar mais no que realmente importa e otimizar melhor seu tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *