6 Benefícios do estilo de vida minimalista

Hoje em dia muito de houve falar de minimalismo e muitos distorcem o verdadeiro significado de ser uma pessoa minimalista. Para saber como é adotar o estilo de vida minimalista, continue a leitura! Nesta publicação irei descrever os 6 benefícios do estilo de vida minimalista.

Devido as nossas rotinhas excessivas, estressantes e desordenadas, o minimalismo se tornou tendência nos 4 cantos do mundo e centenas de milhares de pessoas mostram o interesse de simplificar o estilo de vida através do minimalismo. 

O que é minimalismo?

O minimalismo é um estilo de vida simples, fácil e prático que visa simplificar a nossa desordem interior e exterior, ou seja, o desapego de coisas físicas e mentais. Não é fazer voto de pobreza como muitos pensam, mas sim, priorizar o SER ao invés do TER. 

Adotar o estilo de vida minimalista é tirar o excesso da sua vida e viver com leveza sem seguir regras rígidas impostas pela sociedade. Abaixo te mostrarei 6 benefícios do estilo de vida minimalista.

6 Benefícios do estilo de vida minimalista

1. Menos estresse 

Ser minimalista certamente te deixará menos estressada(o) já que um dos principais hábitos desse estilo de vida é a organização física e mental. 

Na parte física, o minimalista sempre dará prioridade em deixar o seu campo visual limpo, ou seja, a casa em ordem, sem bagunça no meio da sala, mesa de trabalho organizada, guarda roupas sem dezenas de roupas e etc, facilitando na tomada de decisão sobre o que vestir.

No campo mental, a pessoa minimalista prioriza a paz interior. Anota tudo o que precisa fazer de mais importante em seus dias, isso evita sobrecarga mental. Agradece todos os dias por tudo o que já tem, isso elimina aquela sensação de sempre estar faltando algo. Adquire o hábito de reclamar menos da vida e das pessoas, isso atrai positividade.

2. Mais organização

Ter uma casa simples e eficiente ajuda na organização do ambiente e é fácil de limpar, arrumar e manter tudo em ordem. Se os olhos não veem bagunça e desordem, o seu interior também estará mais clean e organizado. 

Ter uma casa simples e prática não quer dizer que precisa assinar um voto de pobreza e ter apenas uma geladeira e um colchão, mas sim, ter tudo o que você precisa e que USA, de fato.

3. Gastar menos

Certamente esse é um dos benefícios de ser minimalista, gastar menos com bobagens e economizar mais. Colecionar roupas, sapatos, maquiagens, tênis, relógios, seja lá qual for o vício, provavelmente as pessoas gastam bem mais do que podem, comprando esses itens. 

Após adotar o estilo de vida minimalista, começará a economizar mais e ver que não precisa de todos esses itens pra se sentir feliz com você mesmo. Também aprenderá a direcionar essas economias para coisas que durarão pra sempre e que importam para você.

4. Colecionar mais momentos e menos coisas

Viajar, conhecer novas culturas, novos lugares, voar, andar de trem, de barco, frequentar um bom e diferente restaurante, com certeza traz mais felicidade do que comprar uma moto, ou o celular do ano, ou trocar de geladeira. 

Pense comigo! Quando você compra uma blusinha ou um tênis, na hora existe a empolgação, mas logo após adquirir o item, passa. Já uma viagem é diferente. Tenho certeza que quando pensa na viagem que fez (mesmo que tenha a feito há 3 anos) ainda sentirá a mesma sensação de preenchimento interior.

5. Melhorar a concentração e o foco

Se você faz uma lista com 30 coisas pra fazer até o final do dia, provavelmente não conseguirá concluir, ficará sob estresse, se sentirá mal por não ter conseguido, vai deixar de fazer exercício, ler um livro, assistir uma série, pra tentar concluir os afazeres. E isso é prejudicial pra saúde mental.

Dá pra fazer tudo, fazendo menos.

Ter foco é escolher as principais tarefas do dia seguinte, NÃO TODAS AS TAREFAS, mas as principais e mais importantes. Resolvendo as mais importantes te fará se sentir muito bem no final do dia. Afinal, fez menos, mas fez tudo. E ainda se exercitou, tirou uma hora de lazer para ler ou assistir e sua mente termina o dia em paz.

6. Vida com mais qualidade e menos quantidade

A maioria das pessoas confunde qualidade com quantidade. Muitos preferem ter 5 pares de tênis ruins ao invés de ter 1 par de tênis bom/durável. Várias blusas ao invés de poucas peças boas.

Já o minimalista opta por ter menores quantidades (de tudo) e maior qualidade. Um exemplo: a pessoa minimalista prefere ter menos coisas, porém, coisas boas. Ao invés de ter muitas coisas, porém, de pouca qualidade.

Considerações finais

O minimalismo abraça a simplicidade de tudo. Porque viajar com duas malas se podemos viajar apenas com uma, ou uma mochila e curtir a viagem com menos bagagem. 

Se você tiver menos bagagem pra carregar, a viagem será mais leve. Isso em tudo na vida (bagagem interna e externa) pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *