7 Crenças limitantes mais comuns sobre dinheiro

A maneira como nossos pensamentos são formados influencia diretamente no nosso desenvolvimento e determina como vamos agir sobre assuntos específicos, como por exemplo, nossas finanças. 

Eliminar as crenças limitantes e negativas sobre dinheiro, pode nos ajudar a prosperar e ter uma vida financeira melhor e mais abundante. 

Desde criança somos ensinados de que pessoas ricas são ruins, que dinheiro não traz felicidade e que não sabemos o dia de amanhã, por isso, devemos gastar tudo hoje e “aproveitar a vida”. As crianças crescem ouvindo isso e com certeza as consequências aparecem na vida adulta.

 

O que são crenças limitantes sobre o dinheiro

Crenças limitantes são pensamentos infundados que são passados de geração para geração de maneira quase que “automática”. Esses pensamentos começam a se formar na cabeça da criança e acompanha ela para sempre. 

Geralmente são crenças velhas e ultrapassadas sobre dinheiro e isso atrapalha o desenvolvimento crítico da criança quando passa para fase adulta. 

Muitas das crenças faziam sentido no passado, mas nossas vidas progrediram e mudaram. O que fazia sentido lá atrás, há 30 anos, hoje não tem o menor fundamento. 

Crença limitante sobre dinheiro que ficou no passado

Darei um exemplo para os brasileiros nascidos na década de 1980. O Brasil naquela época vivia períodos complicados de hiperinflação e desvalorização quase total da moeda.

Naquela época os preços dos alimentos subiam ou dobravam de valor a cada 30 minutos. Nesse período, as pessoas adotaram o costume de sempre que receber o salário, correr para os supermercados e gastar tudo, pra garantir comprar o máximo de alimento possível. 

Foi aqui que adquirimos o hábito de fazer a feira do mês e gastar tudo, no mesmo momento que recebemos o pagamento do mês. Mas esse tempo passou! Hoje não há necessidade de fazer compras do mês e torrar toda a grana nas pressas.

Os tempos são outros. Hoje em dia temos uma boa economia, conseguimos rentabilizar bem nosso dinheiro e investir para o futuro. Naquela época o futuro era mais incerto do que hoje. 

O que acontece é que até hoje as pessoas trazem “sequelas” desse período ruim da economia brasileira e o pior de tudo, passam essas “sequelas” para os filhos e netos. Agora vou te mostrar as 7 crenças limitantes mais comuns sobre dinheiro. Será que você já ouviu falar de alguma delas?

7 Crenças limitantes mais comuns sobre dinheiro

1. Dinheiro não compra felicidade

É verdade que não dá pra encontrar a felicidade no mercado e comprá-la. Mas se você tem liberdade financeira terá mais tempo para encontrá-la. 

Se você já ficou sem saber como vai pagar o aluguel daqui a 5 dias ou se já ficou sem ter a grana do cartão de crédito, ou até mesmo sem saber como compraria os alimentos do próximo dia, saberá que não dá pra correr atrás da felicidade quando não tem tranquilidade financeira.

Quando você tem dinheiro, terá tempo livre (físico e mental) para correr atrás da felicidade.

2. Não sei se estarei vivo amanhã

Essa é bem comum. Com certeza você já ouviu alguém dizer “para que vou economizar se nem sei se estarei vivo amanhã”. Direi para essas pessoas que sim, estatisticamente vocês estarão vivas amanhã. Vivas e sem dinheiro, provavelmente. 

3. Investir é coisa de rico

Será mesmo? Na verdade funciona ao contrário. Você não precisa ser rico para investir, mas precisa investir para se tornar rico algum dia. Não conheci ninguém que ficou rico sem investir. 

Geralmente quem diz isso espera que a fortuna caia do céu e não dá um passo em busca do aperfeiçoamento para conseguir resultados. Hoje existem investimentos a partir de trinta reais. 

4. Não levo jeito com dinheiro 

Essa crença atrapalha demais o crescimento financeiro. Ao invés de dizer que não leva jeito, porque não diz para você mesmo que está melhorando a cada dia e que deseja cuidar melhor do dinheiro. Troca o “não levo jeito” por “irei aprender um pouco a cada dia”.

5. Os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres

Essa crença limitante é muito conhecida e viva até os dias de hoje. Mas é simples explicar… Os ricos ficam mais ricos porque fazem o que os ricos fazem e os pobres ficam mais pobres porque continuam fazendo o que os pobres fazem. Mas poderia ficar ricos se adquirissem hábitos e pensamos de ricos. 

6. Você precisa trabalhar duro por dinheiro

Precisamos trabalhar muito em quase todas as áreas da vida, qualquer profissão nos exigirá isso no inicio. Mas tem como mudar a curva do jogo. Quando você aprende a colocar o dinheiro para trabalhar pra você, o dinheiro vem com mais facilidade e menos esforço.

A regra é: trabalhar duro pelo dinheiro, se educar financeiramente e depois colocar o dinheiro para dar duro para você. Nesse momento você passará a trabalhar menos e a ganhar mais, já que o dinheiro trabalha pra você.

Como eliminar essas crenças limitantes

Vamos usar nosso pensamento crítico para analisar essas crenças limitantes. Usando apenas o senso crítico conseguiremos ver que a maioria delas não fazem sentido.

“Investir é coisa de rico” você ao menos pesquisou sobre quanto precisa para começar a investir?

“Não sei se estarei vivo amanhã” você pensa mesmo que poderá não estar vivo amanhã?

Te convido ter mais senso crítico sobre essas crenças limitantes infundadas, que atrapalham muito mais do que podemos imaginar. Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma hoje. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *