Conselhos para alcançar a liberdade financeira

Liberdade financeira é o momento em que não precisamos mais trabalhar e poderemos viver dos frutos de nossos investimentos. 

Desde criança ouvimos falar na independia financeira ou na liberdade financeira e o desejo de alcançá-la caminha com a gente por toda a vida.  

Acredito que todos têm o sonho de serem livres financeiramente, parar de trabalhar, aproveitar a vida e receber renda passiva enquanto passam bons dias ensolarados na praia, juntamente com os amigos ou a família.

A liberdade financeira é imaginada como algo que chegará até a gente no futuro, mas na verdade ela não chegará como um presente. Para alcançá-la precisamos construí-la passo a passo ao longo de nossas jornadas.

A parte boa é que podemos construir nossa liberdade financeira mesmo começando do total zero. A construção se baseia mais em hábitos do que no dinheiro propriamente dito. 

Só dinheiro não constrói a liberdade financeira

Isso é uma grande verdade que carregarei comigo e farei questão de repassar essa informação importante, com intuito de ajudar pessoas a iniciar a construção da independência financeira sem se prender ao que tem ou ao que não tem. 

Existem centenas de milhares de pessoas que sonham com a liberdade financeira, ganham bem mensalmente, mas não conseguem chegar ao tão sonhado objetivo de se tornarem livres.

Isso acontece porque não sabem administrar as finanças e não possuem hábitos que as levarão ao objetivo desejado. Prosperar financeiramente requer bons hábitos, boas práticas, paciência e disciplina. Vou te mostrar agora conselhos para alcançar a liberdade financeira.

Conselhos para alcançar a liberdade financeira

1. Ganhe, poupe e invista

Ter uma boa renda mensal e também rendas extras vai te ajudar a começar a trilhar o caminho rumo a independência financeira. 

Nós não temos o hábito de poupar, mas sem ele, certamente não chegaremos nunca a liberdade. Poupar mensalmente é fundamental para equilibrar nossas finanças. Comece com esse hábito hoje mesmo. 

Investir é importante para rentabilizar melhor nossos recursos. A medida que o tempo vai passando os juros compostos vão agindo de forma positiva e aumentando nosso patrimônio.

2. Crie renda passiva 

Você já ouviu falar em renda passiva? Com a criação da renda passiva nós podemos viver de renda e parar de trabalhar. Vou explicar como funciona. 

A renda passiva pode ser criada de várias formas… Uma delas (e a mais conhecida) é construir casas, alugar e viver da renda desses aluguéis. 

Mas construir tem um custo muito alto e pouquíssima gente consegue começar com pouco, por isso, existem formas mais fáceis de gerar renda passiva, como por exemplo através dos investimentos.

Com as Ações nós conseguimos virar sócios de empresas e receber parte dos lucros todos os anos (isso chama-se dividendos) já ouviu falar de alguém que vive de dividendos? Pois bem, é isso.

E também, hoje em dia temos como comprar parte de imóveis e receber aluguéis mensais (mesmo sem comprar o imóvel todo) comprando apenas um pedacinho dele através dos Fundos Imobiliários. Com menos de cem reais conseguimos comprar algumas cotas e já começar a receber a renda mensal. 

Claro, para receber uma boa renda mensal é necessário acumular uma boa quantia nesses investimentos. Mas esse é o intuito do post, te fazer começar pequeno e ir construindo a liberdade financeira pouco a pouco.

3. Tenha clareza no objetivo

Se não sabe para onde vai, não terá como traçar a rota. Qual o seu custo de vida hoje? Com quanto deseja viver daqui a 15 anos? Como vai fazer para atingir parte do objetivo daqui a 3 anos?

Para facilitar, tenha metas curtas de 3 anos. Isso vai ajudar a visualizar melhor o objetivo e comemorar os pequenos resultados. 

Não é fácil e nem simples acumular patrimônio suficiente para viver de renda, parar de trabalha e alcançar a liberdade financeira. Por isso é importante traçar metas curtas, de 1 ano, 2 anos, 5 anos. 

4. Acelere o processo 

Somos programados para irmos a escola, universidade, conseguirmos um emprego e ponto final. Quase todo mundo que conheço segue esse caminho e só me lembro de 1 ou 2 que construiu a liberdade financeira.

Quando você segue essa programação de praxe, não há como acelerar o processo. Já chegou no “ponto final” que é ter um emprego “sólido”, o que resta agora é esperar e conseguir talvez um bom rendimento na aposentadoria. 

Essa programação está errada! 

Podemos acelerar o processo criando novas fontes de renda, abrindo negócios, investindo melhor, virando sócios de negócios rentáveis. Fazendo isso, aceleramos e MUITO o acumulo de riqueza e a liberdade financeira tende a ser alcançada ainda na juventude (antes dos 40 talvez).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *