Regras importantes para melhorar sua saúde financeira

Existe uma forma de melhorar em diversos aspectos de nossas vidas, organizar o tempo para cuidar da saúde, determinar um horário do dia para estudar, comer melhor, dentre outros. Isso é possível por meio de hábitos. 

Com a saúde financeira não é diferente, para alcançar objetivos e organizar suas finanças é preciso criar hábitos que fortaleçam e façam seu dinheiro render mais. 

Pensando em impulsionar pessoas a administrarem melhor o seu dinheiro, ao longo desse artigo vamos mostrar 5 hábitos essenciais para melhorar a saúde da sua vida financeira. 

O que são hábitos financeiros 

É comum pessoas gastarem mais do que ganham e isso é um caminho certo para as dívidas. Agindo desse modo você estará sempre com saldo negativo. 

As escolhas que fazemos são o que determinam o que teremos no futuro, quem seremos e onde estaremos. Pois bem, com a mudança de hábitos é possível se planejar melhor e construir aos poucos o que se deseja.

Hábitos financeiros são ações que fazemos com frequência para organizar nosso dinheiro da melhor forma e fazer com que tenhamos uma maior segurança sobre nosso futuro.

Afinal, o que plantamos hoje colhemos amanhã. Então vamos te apesentar as regras importantes para melhorar sua saúde financeira

 

Regras importantes para melhorar sua saúde financeira

1. Viva com o dinheiro que você tem 

Não aumente seu padrão de vida para mostrar que está bem a outras pessoas. Tenha em mente que você não precisa estar com o melhor carro se ele não cabe no seu orçamento ou ainda morar no melhor apartamento se isso vai te deixar endividado. 

Da mesma forma, procure sair menos ou ir a lugares gratuitos como parques, caminhar com alguém especial, caminhar mais e buscar no simples os momentos de lazer.

Claro, você não precisa sacrificar a sua qualidade de vida, apenas criar hábitos inteligentes que não prejudiquem a sua saúde financeira.

2. Cuide das suas dívidas 

É comum pessoas estarem endividadas com financiamento do carro, financiamento da casa própria, empréstimos, financiamento estudantil, cartão de crédito.

Todas essas dívidas possuem juros altos e é importante pensar bem antes de comprometer o seu orçamento com elas, pois podem virar uma bola de neve.

Então antes de tomar a decisão de adquirir esse tipo de dívida, veja se vale a pena a longo prazo. Coloque na balança se o que você ganha é compatível com o seu padrão de vida.

Mas caso já esteja com algumas dessas dívidas sufocando seu progresso financeiro, tente fazer uma renegociação, comece pela menor e vá quitando o que for possível. Sem dívidas você poderá investir mais. 

3. Tenha uma reserva de emergência 

É importante ter sempre um valor guardado para momentos inesperados, uma reserva de emergência. Todo mês destine uma pequena porcentagem do seu salário para essa reserva.

Primeiro determine quanto você precisa para sobreviver por no mínimo seis meses, depois passe a destinar uma porcentagem do que você ganha para essa reserva, faça isso até atingir o valor desejado.

Essas aplicações mensais podem ser feitas no CDB (Certificados de Depósito Bancário), onde o dinheiro não fica parado no banco e rende mais que a sua conta ou poupança.

4. Invista na sua aposentadoria

Comece cedo pensando na sua aposentadoria, principalmente se você ganha pouco. Tenha o hábito de reservar uma porcentagem do que ganha para investir no seu futuro.

É comum as pessoas pensarem sempre no agora, o presente é importante, mas o futuro também é e não pode ser deixado para depois.

Dedique uma parte do seu tempo para estudar formas de aplicar parte do que você ganha para ter um futuro mais confortável. 

5. Aprenda mais sobre investimentos 

Crie o hábito de buscar sempre mais conhecimento sobre formas de investir seu dinheiro, protegê-lo da inflação e estar atento as oportunidades.

É muito importante ter uma saúde financeira estruturada, pensando a longo prazo e de forma consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *