Minimalismo Financeiro: como ter uma vida mais próspera

O minimalismo financeiro está se tornando cada vez mais aceito por pessoas que desejam simplificar o estilo de vida e ter mais tempo e dinheiro para focar no que realmente importa. Incorporar o minimalismo na forma de administrar o dinheiro pode ser a solução de uma vida mais próspera e feliz.

A maioria das pessoas sente que nunca tem dinheiro suficiente, está sempre vivendo de salário em salário, trabalha, recebe dinheiro, paga contas, trabalha mais um mês, recebe dinheiro, paga contas e o ciclo se repete até o final da vida.

Ter controle financeiro tem pouco a ver com o valor que você ganha. Existem pessoas que ganham pouco e no final do mês saem no positivo. Também existem pessoas que ganham muito e próximo do final do mês já ficam sem um tostão. 

E porquê isso acontece? É simples! Falta de planejamento e minimalismo financeiro. Neste artigo irei compartilhar alguns passos de como ter uma vida mais rica e feliz, independente do quanto você ganhe.

Minimalismo Financeiro

O que é minimalismo financeiro?

O minimalismo financeiro é gastar dinheiro com inteligência e evitar desperdiçar tempo e dinheiro com coisas banais que não irão te trazer beneficio algum. 

Uma das principais dificuldades de aplicar o minimalismo financeiro é saber definir o que valorizamos e o que é desperdício de tempo e dinheiro. Tentarei te ajudar no parágrafo abaixo.

Os maiores desejos do ser humano são a liberdade financeira e ter tempo. Sabendo disso a gente já consegue ter uma base do que é ou não importante. 

Possivelmente você deseja ter liberdade financeira e mais tempo para descansar, passar mais tempo com sua família, viajar, tirar 4 férias por ano, ter um bom plano de saúde e etc… A seguir vou compartilhar um guia de  como ter uma vida mais próspera

Como ter uma vida mais próspera

1. Controle dos seus gastos

Para aplicar o minimalismo financeiro esse deve ser o primeiro passo. Não tem como consertar o erro sem saber onde está errando. Se você não faz o controle dos seus gastos não tem como saber com precisão onde está gastando demais e assim, controlar o impulso e destinar essa grana para onde realmente importa.

Crie uma planilha simples de Excel, faça seu controle nos próximos 30 dias (anotando cada centavo gasto) e veras o quanto gasta com coisas que poderiam ser evitadas e esse dinheiro poupado. Uma blusinha, uma maquiagem, alguma coisinha para casa, saídas de finais de semana, pedidos de comida, dentre outros itens que passam despercebidos. 

No final de um mês terá uma lista e com ela poderá começar seu planejamento de minimalismo financeiro, parando de gastar com tudo aquilo que você viu na lista que poderia não ter comprado.

2. Planeje um orçamento 

Depois de ter realizado o passo anterior, agora você já sabe o quanto dá para economizar e então precisará planejar um orçamento. 

Planejar de acordo com o minimalismo financeiro é simples e fácil. Afinal, o minimalismo serve justamente para que as coisas sejam mais simples e claras em nossas mentes. 

Meu planejamento financeiro e minimalista funciona assim: quando o dinheiro entra eu o separo em algumas partes. Primeiro separo algo em torno de 30% para investimentos. 20% para lazer (junto algo para futuras viagens, compro vinhos, saio para jantar algumas vezes no mês) enfim, essa parte vai para lazer no geral. E 50% para compromissos de casa.

3. Viva abaixo de suas possibilidades 

Se tem uma coisa que as pessoas fazem de errado com o dinheiro é viver acima de suas possibilidades, isso leva a uma serie de problemas financeiros, e como minimalista, problemas é algo que fazemos de tudo para passar longe.

Viver abaixo de suas possibilidades é basicamente gastar menos do que ganha, parece simples né? Mas acredite, a grande maioria das pessoas no mundo todo passam por esse problema. 

Seguindo o planejamento do passo 2 você já conseguirá gastar menos do que ganha. A definição no passo anterior foi economizar 30%, separar 20% para lazer e 50% para contas de casa. Mas isso não é uma regra, é como eu divido o meu dinheiro. 

Você pode decidir economizar 10% do salário, 20% lazer e 70% para os compromissos de casa. Depende de cada situação, mas seguindo a regra de fatiar seu salário e destinar o dinheiro para cada uma delas, já consegue aplicar o minimalismo financeiro e ter as finanças mais saudáveis e descomplicadas.

4. Construa sua liberdade financeira 

Quando estamos passando por problemas financeiros mal conseguimos pensar em outras áreas da vida e isso perturba nossa paz interior.

Por isso, construir liberdade financeira é um dos principais objetivos dos minimalistas, afinal, com liberdade a gente consegue mais tempo para fazer o que gosta e finalmente não ter preocupações com dinheiro.

Liberdade financeira, diferente do que muitos pensam, não é ter um emprego e ganhar bem ou ser concursado. Liberdade financeira é ganhar dinheiro mesmo quando não trabalhamos. 

Conseguimos isso através de investimentos, os fundos imobiliários e as ações, por exemplo. Quando investimos nessas classes de ativos, recebemos mensalmente (ou algumas vezes no ano) dividendos e juros sobre capital próprio, sem trabalhar.

Após investir com consistência durante alguns anos, chegará um tempo em que os dividendos recebidos bancará os nossos gastos mensais. Nesse ponto muita gente para de trabalhar e vive de renda dos investimentos.

Conclusão

O minimalismo financeiro é muito mais do que apenas gastar menos. Adotar o estilo de vida minimalista pode te ajudar a mudar completamente suas crenças, estilo de vida e sua vida financeira. 

Mantenha sua vida financeira organizada, planejada e não esqueça de economizar parte do salário todos os meses e comprar apenas o necessário, sem extravagancia.

O minimalismo financeiro não é viver passando dificuldade, não tem nada a ver. É apenas comprar com clareza e consciência.

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *